terça-feira, 6 de setembro de 2016

HUMILDADE - UM FATOR ESSENCIAL

O dicionário traz a seguinte definição para a palavra humildade: "Virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade".
A humildade é uma condição sine qua non na vida de um cristão!
Não apenas na vida de um cristão, mas na vida de toda pessoa que deseja se relacionar e conviver bem com outras pessoas! No caso, por sermos seres relacionais, precisamos de humildade para conseguirmos ser aquilo que a vida exige que sejamos!
Como é agradável conviver com pessoas humildes!
Pessoas humildes são pessoas dispostas a ensinar, dispostas a aprender, dispostas a perdo6ar, pedir perdão, chorar, sorrir, abraçar, contar os seus problemas, ouvir os nossos problemas; são pessoas que valem muito a pena termos ao nosso lado.
Como é doloroso, difícil e complicado conviver com pessoas soberbas!
Pessoas soberbas não estão dispostas a ensinar, acham que não tem nada para aprender com os outros, acham que suas ideias e atitudes são sempre corretas e as de ninguém mais; não aceitam repreensão, e quando a repreensão acontece,  agem de forma muitas vezes grosseira e hostil. Ou seja, uma pessoa arrogante, não é apenas arrogante, pois traz consigo vários outros defeitos que naturalmente são associados a sua arrogância.
Charles Spurgeon, o príncipe dos pregares disse: "Eu não ousaria usar uma coroa de ouro, na terra onde o meu Senhor usou uma coroa de espinhos".
Martinho Lutero, um dos grandes teólogos responsáveis pela reforma, disse: "Não tenho outro nome senão o de pecador; pecador é meu nome, pecador é meu sobrenome".
É preciso muita humildade para reconhecermos a nossa condição de pecadores e de dependentes de Deus!
Thomas Brooks afirmou: "Os homens mais santos são sempre os homens mais humildes".
Jesus Cristo foi humilde, e assim também devemos ser, como está escrito em 1 João 2:6 - "Aquele que diz estar nele deve andar como ele andou".
Humildade e santidade estão relacionados!
Devemos buscar a santidade se quisermos ver a Deus, e como buscar santidade com arrogância?
Que Deus nos ajude a cada dia, sermos mais humildes, para que as pessoas vejam e sintam em nossas vidas, aquilo que Deus pode fazer na vida daquele que se entrega em suas mãos!

(Seminarista Daniel Gummi A. de Souza)



Nenhum comentário: