quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O "ACHISMO" SEMPRE DESNECESSÁRIO

Como assim, "na sua opinião"?
Essa, sem dúvida nenhuma, é uma das expressões que mais danos traz ao evangelho: "Na minha opinião".
Existem outras expressões similares, tais como: "Eu penso assim", "Eu creio assim", "Eu aprendi assim", "Na minha denominação é assim" e tantas outras, mas a expressão "Na minha opinião", tem se tornado a recordista quando se trata do tema "achismo".
Já participei de vários debates tanto na internet, quanto pessoalmente; alguns debates muito interessantes, outros nem tanto e outros, simplesmente dignos de esquecimento.
Você pode até achar os debates algo irrelevante ou desnecessário (em alguns casos são mesmo), mas você pode acreditar, existem debates que realmente são edificantes e que valem muito a pena para o crescimento intelectual, bíblico e consequentemente, espiritual.
O que torna um debate, um bate papo ou até mesmo a exposição de uma ideia, em algo irrelevante e merecedor de todo o nosso descrédito é justamente quando o embasamento bíblico é deixado de lado e entra em cena o "achismo" de seu expositor!
O que um expositor "acha" sobre um determinado assunto, não interessa!
O que um expositor apresenta, tendo a Bíblia como fonte, como base, é merecedor de toda a nossa atenção!
Temas bíblicos não podem de forma alguma serem debatidos ou expostos a base de achismos!
É necessário estudo e conhecimento profundo do tema abordado, para que uma determinada exposição de ideia ou conjectura não se torne uma heresia, que pode muito facilmente ser absorvida pelos menos informados e se tornar uma prática habitual! Boa parte das heresias surgem dessa forma!
Ache o que você quiser achar, opine sobre o que quiser opinar e sobre o assunto que você quiser, você tem total liberdade para isso! Mas quando o assunto for relacionado a Bíblia, tenha o cuidado de se informar muito bem sobre o assunto, antes de defender um ponto de vista!
Bíblia não é uma "caixinha de promessas" na qual você sorteia um versículo e o interpreta como melhor lhe convém.
Bíblia é a Palavra de Deus e portanto deve ser encarada com o devido respeito, maturidade e estudo!
Não seja um expositor de "achismos"; exponha a Verdade de forma consciente e digna do Deus que a inspirou!

(Daniel Gummi A. de Souza)




Nenhum comentário: