domingo, 4 de julho de 2021

COMO AS PESSOAS TE ENXERGAM REALMENTE?



Todos nós crescemos tendo ao nosso redor pessoas que nos servem de exemplo. 


Existem pessoas que nos dão bons exemplos e outras, infelizmente, maus exemplos. 


E como é bom quando temos pessoas maravilhosas que nos servem de bons exemplos. 


Pessoas que possuem um comportamento, uma vida e atitudes que trazem ao nosso coração o desejo de sermos como elas, de sermos melhores, de sermos bons um dia em tudo que faremos. 


Esses exemplos podem vir de todos os lugares: familiares, professores, amigos, vizinhos, irmãos de fé e tantos outros. 


Lembro-me, com muito carinho, de muitas pessoas que passaram por minha vida, no período da infância, na adolescência, bem como na juventude, que foram verdadeiros exemplos para mim, deixando marcas profundas que nem o tempo e nem a distância conseguiram apagar. 


Muitas delas ainda estão por aqui, outras já se foram para junto do Pai, e outras, infelizmente perdi o contato. Mesmo assim, continuam vivas em minhas lembranças. 


Lembro-me de palavras, de conversas que tivemos, de suas atitudes sinceras, do comprometimento que tinham com Deus e com a obra. 


Tudo o que fizeram, por mais simples ou rotineiro que parecesse, sem que eu percebesse ou soubesse me influenciava e aos poucos ia moldando o meu caráter e me fazendo enxergar na vida deles, algo que eu gostaria muito que acontecesse em minha vida um dia. 


Sem citar nomes, posso falar um pouco sobre alguns desses grandes exemplos: 


O rapaz que tocava um violão em minha igreja e depois passou a tocar uma guitarra rosa (os mais próximos brincam com ele até hoje por isso. rsss). 


Tem também dois amigos que tocavam com ele, sendo que um tocava guitarra e cantava (era meio gago para falar, mas cantava muito bem) e o outro tocava contra baixo (mais tarde esse se tornou Pastor e se mudou para outro estado. Ele tinha uma irmã que assim como ele, também ouviu o chamado de Deus e foi fazer missões). Eles tocavam músicas que ainda me lembro muito bem ("Um certo homem a chorar num lugar bem distante daqui", "Deixe de viver ao léu", ou aquela "Deixe a tristeza de lado, abra espaço pra alegria, troque sua solidão por uma companhia") tocavam em meu coração e despertavam em mim o desejo de também tocar e cantar. 


A moça que tocava piano em minha igreja e que apesar de já ser formada em Letras, resolveu ir para a Capital, estudar ainda mais o seu piano e se tornar uma Ministra de música. Que exemplo! 

Nessa época eu já tocava na igreja, e ver o seu esforço, indo para a capital durante a semana para estudar e aprimorar o seu conhecimento e o seu talento musical, fazia surgir em mim o desejo de me esforçar mais também na área de música. Hoje, pela misericórdia de Deus contribuo com o ministério que ela exerce com as crianças na igreja, compondo canções para os eventos realizados por ela. Quanta honra e privilégio para mim. Deus é bom demais! 


Tem também o carinha que cresceu comigo na igreja. Eu costumo dizer que somos amigos desde o berçário. Para quem não o conhece muito bem, ele parece um carinha bem caladão (as vezes é mesmo kkkk). Mas para quem o conhece, trata-se de uma pessoa verdadeira, amiga, confiável, faladora e extremamente agradável. Ele passou por momentos muito difíceis em sua vida, como quando ele sofreu um acidente de bicicleta e ficou muito mal. Ele, assim como eu teve perdas dolorosas em sua vida. Mas pela Graça de Deus ele sempre permaneceu em pé. Com ele aprendi que o provérbio está certíssimo ao afirmar que existem amigos mais chegados que irmãos.



O irmão que já havia lido toda a Bíblia mais de cinquenta vezes. Isso nos meados dos anos 90. Lembro-me como se fosse ontem a admiração que tive por ele por realizar esse feito. Com certeza despertou em mim o desejo de também conhecer a Bíblia profundamente. 


O moço que andava com uma moto muito, muito bonita, que gostava de correr, de nadar e de cuidar de sua saúde. Foi ele mesmo quem pagou a minha inscrição para ficar uma semana no Sítio do Sossego, em um congresso do Embaixadores do Rei. Esse é um sito que pertence a minha denominação. Aquela foi uma semana que impactou a minha vida. Ainda trago em minha memória os dias que ali passei. Graças a Deus, muitos anos depois, tive o privilégio de fazer por alguém, aquilo que um dia ele fez por mim. Esse moço continua sendo um exemplo para mim. 


O moço bravo que liderava o grupo de meninos que acampavam (Embaixadores do Rei). Ele nos ensinava a Bíblia, nos ensinava a termos compromisso e fidelidade para com Deus e agirmos como homens. Depois de algum tempo, eu percebi que ele não era tão bravo assim. Ele só era muito responsável naquilo que ele fazia. Isso fez brotar em mim o desejo de ser uma pessoa responsável. Hoje eu admiro profundamente e sinto por ele um carinho muito grande. 


A professora que me repreendia todas as vezes que eu aprontava ou levava mais uma ficha de ocorrência na escola. Ela sempre insistia comigo para que eu me comportasse, pois apesar de minhas boas notas, meu comportamento estava prejudicando a minha imagem. Ela sem saber, me inspirava a ser como ela e também dar bons conselhos para as pessoas. 


A moça que saiu de casa aos dezoito anos e trabalhou, trabalhou muito. Estudou, estudou muito e cresceu na vida, conquistou um ótimo emprego, se casou, teve um casal de filhos lindos e, mesmo com toda a dor que a vida lhe proporcionou, continua firme e em pé, esbelta e linda. Até hoje ela me inspira a ser uma pessoa que luta pelo o que quer. Gosto muito quando ela da gargalhada quando fala algo engraçado ou conto uma piada. A gargalhada dela me faz muito bem. 


Tem aquela mulher de Deus, muito simples porém, sempre muito bem vestida, sempre sorridente, apesar das lutas intensas que ela enfrentava constantemente. Ela cantava no Coral da igreja, cantava solos e mais tarde participou de um trio vocal composto por ela e mais duas irmãs, muito amigas dela (amo muito essas duas irmãs). Com ela aprendi o valor e a importância da oração e do amor a Deus (perdi a conta de quantas vezes acordei de madrugada e a encontrei de joelhos, orando por seus filhos, em especial por um de seus filhos que havia se perdido com as coisas dessa vida). Como ela faz falta! Ela foi a minha grande amiga nessa vida. Tenho certeza de que ela está muito bem, ao lado do Pai. 


Ainda tem a moça do piano e do teclado. Ela é bem mais recente em minha vida, mas tem uma garra muito grande para lutar, trabalhar, enfrentar as decepções da vida e com a ajuda de Deus, se levantar e recomeçar a sua vida do zero. Seu exemplo de vida, suas palavras direcionadas a mim sempre me incentivam a continuar e a fazer aquilo que nem mesmo eu sei que sou capaz de fazer. Não me esqueço das vezes em que ela conversou comigo pelo Whatsapp, me aconselhando, me escutando e até mesmo orando por mim. 


Tem também aquele Pastor que tinha bigode e usava um óculos com armação bem grossa (hoje não usa mais). Muitas vezes fui profundamente impactado por Deus através de seus sermões. Sermões esses que por várias vezes me levaram as lágrimas e me fizeram refletir verdadeiramente em minha vida e em meu relacionamento com Deus. Me levaram a mudar minha postura comigo mesmo, com outros e principalmente com Deus. Confesso que sinto muita falta desses sermões. Ele é um grande homem de Deus. 


E por falar em Pastor, lembro-me de um que amo muito. O conheci quando ele ainda estava no seminário. Sempre que eu entrava na igreja e percebia que ele seria o preletor daquela manhã ou daquela noite, me alegrava bastante, pois sabia que com certeza eu ouviria um ótimo sermão. Eram exatamente nessas oportunidades que eu mais fazia anotações em minha agenda, tamanho o nível de conhecimento que ele tinha e de curiosidades bíblicas que ele nos passava. Era nítido que ele realmente se preparava e ainda se prepara para os seus sermões. Tenho por ele grande carinho, admiração e respeito.



Enquanto eu escrevo, surgem em minha mente vários outros exemplos dignos de serem citados. Eu poderia escrever por horas, detalhes e mais detalhes sobre cada um deles e seus belos exemplos. 


Talvez eles não saibam, nem nunca saberão sobre isso, mas eles me influenciaram positivamente. 


Agradeço a Deus pela vida de todos eles! 


Lembro também de pessoas que deram péssimos exemplos. Mas esses, apesar de ainda permanecerem vivos em minha memória, prefiro não detalhar. Só comentei mesmo para saberem que existem. 


Concluo o meu raciocínio afirmando que todos nós servimos de exemplo para alguém.

Talvez você não saiba, mas existe alguém que olha para você, te admira, se inspira em você e sonha, em algum dia, ser alguém como você é. 


Cuide para que aquilo que você fala, pensa e coloca em prática, influencie positivamente e nunca negativamente, as vidas de todos aqueles que te conhecem. 


(Daniel Gummi A. de Souza)

Nenhum comentário: