sexta-feira, 15 de março de 2019

METANOIA (MUDAR O PRÓPRIO PENSAMENTO/ MENTALIDADE)

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento (metanoia), para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".
(Romanos 12:2)


Com certeza, esse versículo é um dos versículos mais fortes da Bíblia.


Trata-se na verdade um grande desafio proposto pelo Apóstolo Paulo aos cristãos de Roma e que se estende aos cristãos de todo o mundo: "Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento (Metanoia).


Paulo ao escrever essa carta à igreja de Roma, utilizou o significado da palavra de origem grega "metanoia" (mudar o próprio pensamento). E mudar o próprio pensamento é um grande desafio para todo ser humano, principalmente para aqueles que são mais religiosos. Não que a religião seja algo ruim, muito pelo contrário. O perigo está quando a religiosidade e não a fé propriamente dita, dita as regras para a vida do ser humano. 


A religiosidade impede que a pessoa tenha uma fé sadia, uma vez que a religiosidade cria uma série de barreiras, de impedimentos para se chegar a Deus, sendo que não existe qualquer barreira ou impedimento que nos impossibilite de chegarmos até Deus. O acesso a Deus é livre, através de Cristo Jesus. Não existe outro acesso a Deus. 

Quando digo que "mudar o próprio pensamento" é um desafio muito mais difícil para os religiosos, eu quero dizer que, não é novidade nenhuma o fato de que as
pessoas muito religiosas (no caso, ás cristãs), em muitos casos, dão mais atenção, priorizam muito mais o que diz determinada denominação e seus "usos e costumes", do que aquilo que afirma as Sagradas Escrituras. Claro que isso não é uma regra, existem 
muitas exceções.

A religião é algo muito importante na vida do ser humano, pois ajuda a pessoa a se aproximar de Deus; já a religiosidade é algo extremamente prejudicial ao
ser humano, pois além de deformar a pessoa, ainda ajuda a distanciar as pessoas de Deus.


Se você ainda tem alguma dúvida em relação a isso, basta fazer uma leitura dos quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) para evidenciar as várias críticas que o próprio Jesus Cristo fez aos religiosos (fariseus) de sua época. 


Inclusive foram estes mesmos os articuladores da crucificação de Jesus.

A mudança de pensamento consiste em um grande desafio, principalmente quando tomamos como base todo o ensino que recebemos de nossos pais e de
nossas igrejas desde a nossa infância, até os dias atuais.


Claro que não estou afirmando que aprendemos um evangelho falso ou equivocado. Existem igrejas que ensinam o evangelho bíblico. Mas Infelizmente
ainda existem igrejas que ensinam um evangelho que atenda e se enquadre em seus ideais. Exatamente por isso temos visto tantas atitudes bizarras envolvendo
igrejas que se intitulam evangélicas.


E é justamente este o ponto que tanto dificulta a 
mudança, a renovação de nosso entendimento. Aceitar que está errado e que precisa mudar aquilo
que foi ensinado de maneira equivocada é um desafio grande e pesado.


Me lembro muito bem de quando entrei no seminário, e um de nossos professores nos fez a seguinte pergunta: "Vocês estão preparados para a
desconstrução de vocês?"


Confesso que fiquei muito atordoado com essa pergunta.


E conforme os dias se passavam e os estudos aumentavam, bem como toda a leitura, ficava cada vez mais nítido o confronto em minha mente entre as Verdades Bíblicas e aquilo que eu acreditava ser verdade.


Apesar de todo aquele massacre da realidade em minha mente, meu coração se alegrava a cada martelada que as minhas "ideias equivocadas" sofriam.


A minha desconstrução era e ainda é algo real.


A desconstrução e a mudança em nossas ideias não acontece da noite para o dia. É um processo longo, árduo, mas ao mesmo tempo, muito gratificante.


Agradeço demais a Deus por isso.


Ainda defendo muitas ideias que sei que um dia serão confrontadas com a Verdade. Exatamente por isso peço a Deus que me dê forças para suportar esses
confrontos, que sei, serão muitos.


Por outro lado fico muito triste porque via e ainda vejo que alguns irmãos que estavam ali comigo e ainda estão, não permitiram e ainda não permitem que
essa desconstrução aconteça, devido a religiosidade
enraizada dentro deles.


Permita que a desconstrução e a renovação de seu entendimento aconteça. As vezes com menos dor, menos sofrimento, e outras vezes com muita dor e
muito sofrimento. Mas permita que ela realmente aconteça em sua vida.


Tenho vivido dias muito dolorosos e ao mesmo tempo, dias muito felizes devido a essa desconstrução e mudança de mentalidade cristã. Realmente não é algo
fácil.


Sou errado demais.


Tenho manias demais.


Sou crítico demais.


Mudar não é fácil.


Permitir a mudança, também não é nada fácil.

Apagar equívocos que um dia foram uma verdade em nossas vidas, é mais difícil ainda.


Com certeza, todo esse processo em nossas vidas parte de Deus.


É Deus quem age!


É Deus quem apaga a religiosidade!


É Deus quem nos mostra a Verdade!


Metanoia é uma benção muito grande de Deus para as nossas vidas.


Aceite você também esse desafio e permita que Deus transforme o seu entendimento.


(Daniel Gummi A. de Souza)


Nenhum comentário: