terça-feira, 12 de julho de 2016

Tenha uma fé sadia!

É interessante ver como certos movimentos surgem no meio Cristão (evangélico - propriamente dito) e chegam causando muita agitação e muita euforia nas pessoas. Como dizem os mais jovens: "Chega chegando!"
Até certo ponto, acho muito interessante e importante que isso aconteça, sim! É muito bom ver as pessoas animadas e envolvidas na busca pelo conhecimento e maturidade, tanto na vida real, quanto na vida espiritual. Claro, desde que esses movimentos possuam uma base Bíblica consistente.
Eu mesmo já fiz parte de alguns movimentos e confesso que mergulhei de cabeça em cada um deles (tenho esse hábito) e em algumas vezes eu cresci e amadureci muito e em outras vezes, me decepcionei e me frustrei demais (com o ser humano e nunca com Deus, diga-se de passagem).
Creio de verdade que quando algo vem realmente da parte de Deus para as nossas vidas, o Espírito Santo nos conforta em relação a esse assunto e nos dá paz, mesmo quando existem muitas vozes contrárias difamando ou até mesmo amaldiçoando aquilo que está acontecendo.
Creio também em ministérios específicos! Aqueles ministérios que não são comuns e habituais às congregações, mas que surgem baseados na Palavra para serem realizados por determinadas pessoas. Pessoas essas que possuem um bom conhecimento da Bíblia e assim sendo, serão usados por Deus para serem instrumentos abençoadores e não como "pedra de tropeço" para ninguém. Agora, quando se trata de pessoas sem nenhum conhecimento Bíblico, eu não vejo a menor possibilidade dessas pessoas conduzirem ou instruírem outras vidas de uma maneira saudável, madura e consistentemente Bíblica. Esse deve ser sempre o ponto de partida: quem lidera algum movimento Cristão precisa ser uma pessoa conhecedora da Bíblia e também uma pessoa que tenha intimidade com o Deus da Bíblia.
É claro que nem tudo se resume a isso, ou melhor, em toda regra existe exceções: Já vimos e tomamos conhecimento de movimentos liderados por pessoas instruídas biblicamente, que não possuíam um caráter saudável, e trabalharam de forma cruel, liderando pessoas e assim, tirando delas dinheiro, trabalho, tempo, enfim, vida!
Exatamente por isso é importante demais que ninguém saia por ai acreditando cegamente em nenhum líder, pois uma fé cega não tem nada de saudável e também não possui nenhuma aprovação da parte de Deus. É muito importante e fundamental respeitarmos os nossos líderes, apoiarmos os nossos líderes, mas nunca deixarmos de lado aquele a quem devemos realmente ter fidelidade e devoção: Jesus Cristo! Jesus Cristo deve sempre ser o centro de nossas atenções!
A partir do momento que chegamos em casa ou estamos reunidos e falamos muito mais sobre os nossos líderes e sobre os sonhos dos nossos líderes do que sobre Jesus Cristo e sobre o seu IDE, com certeza existe algo de muito errado conosco! Jesus Cristo deve ser sempre o início de todas as coisa, o meio de todas as coisas e o final de todas as coisas!
Como podemos ler em Lucas 10:27 : "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e com toda a tua capacidade intelectual e amarás o próximo como a ti mesmo". Ou seja, somos orientados a amarmos a Deus mais do que amamos os nossos líderes, com toda a nossa alma, com todas as nossas forças e com toda a nossa capacidade intelectual, ou seja, devemos amar a Deus de uma maneira consciente, sabendo o "porque" de nossa fé, de nosso amor a Deus e de nossa fidelidade a ele. Quem segue a Deus sem usar toda a sua capacidade intelectual, erra! Quem segue a Deus sem pensar, sem se preparar e sem buscar conhecimento da parte Dele, está sujeito a cair nas mãos de enganadores.
Busque a Deus com toda a sua capacidade intelectual e assim, ame o seu líder e realize o ministério que Deus colocou em suas mãos!
(Daniel Gummi A. de Souza)

Nenhum comentário: