quinta-feira, 8 de setembro de 2016

RESPONSABILIDADE E MATURIDADE

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, agora que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino". (1 Corintios 13:11)

Lembro-me com muita saudade dos meus tempos de menino!
Como era bom viver sem ter muitas preocupações, a não ser a de tirar boas notas na escola (algo que eu nem sempre conseguia) e lavar o banheiro de minha casa (algo que eu também não conseguia sempre, rsss); fora isso, o restante era só alegria em cima de alegria.
Lembro-me que chegava da escola por volta do meio-dia, o almoço já estava pronto me esperando; logo após o almoço eu brincava até as 14:00 horas com meu Atari, depois fazia meu dever de casa e o restante do dia eu passava, mesmo sem saber, descobrindo novas formas de ralar meus joelhos, meus cotovelos e de perder a tampa do meu dedão do pé! Tempos maravilhosos, nos quais a diversão, sozinho ou com amigos, era o que mais me importava.
Haviam também os compromissos com a igreja, mas nada que me impedisse de assistir "Chaves" e "Chapolim" todos os dias, porém, me impediam de assistir "Os Trapalhões" domingo ás 19:00; mas isso não me entristecia, muito pelo contrário. Eu sabia, mesmo sem compreender muito bem, que eu estava no lugar exato em que eu deveria estar!
Conforme o tempo foi passando, meus períodos destinados ao lazer foram diminuindo, enquanto a minhas tarefas, compromissos e responsabilidades, foram aumentando consideravelmente; o que é algo natural na vida de todos (ou quase todos).
A vida é assim: conforme a maturidade vai chegando, o nosso foco vai mudando, bem como a nossa visão e a nossa ideia sobre a vida! Até mesmo o nosso paladar sofre fortes alterações; passamos a comer e a gostar muito mesmo de alimentos que odiávamos, quando criança!
Conforme o tempo vai passando, as coisas de menino vão ficando para trás!
Conforme o tempo vai passando, os pensamentos de menino, vão ficando para trás!
Conforme o tempo vai passando, vamos amadurecendo, o que faz com que as nossas perspectivas mudem, bem como tudo aquilo que pensamos e falamos. Esse é o processo natural!
Em nossa vida espiritual o processo é o mesmo!

Hebreus 5: 13 e 14, diz: "Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal".

O autor de Hebreus, ao escrever esse texto, faz uma comparação maravilhosa, mostrando que assim como existe um desenvolvimento, um amadurecimento no físico do ser humano, também deve haver um desenvolvimento, um amadurecimento na vida espiritual!
Todo o conhecimento adquirido é inútil, se não existe um amadurecimento!
Conhecimento adquirido e experiência de vida devem andar de mãos dadas,  para que exista um real amadurecimento e desenvolvimento tanto intelectual, quanto espiritual.
Cabe a cada um de nós saborearmos cada fase de nossas vidas em momento oportuno e também abandonarmos cada fase no momento apropriado!
Que Deus nos ensine a vivermos cada fase de nossas vidas, da maneira que realmente deve ser vivida, com muita responsabilidade e maturidade, deixando as coisas de menino apenas em nossas lembranças e não em nossas atitudes.

(Seminarista Daniel Gummi A. de Souza)








Nenhum comentário: