terça-feira, 27 de setembro de 2016

E QUANDO A TRISTEZA VEM?

"O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" (Salmos 30:5 - Parte B)

Definição de tristeza segundo o dicionário da língua portuguesa: "Qualidade ou estado do que é triste; mágoa, aflição, pena, angústia, inquietação, melancolia".
Eu já escrevi sobre esse assunto, mas por se tratar de algo tão delicado e ao mesmo tempo tão natural, eu resolvi escrever mais uma vez sobre esse assunto controverso e até mesmo polêmico.
Esse é um assunto que a maioria das pessoas não gostam de comentar e muito menos sentir, ainda mais quando se trata de um país conhecido por ter um povo tão alegre e festeiro.
Apesar de se tratar de um assunto indesejável, principalmente no meio cristão onde se espera que todos sejam felizes todo o tempo, é muito comum vermos pessoas nessa situação e até mesmo sermos alvos.
A tristeza é algo natural e comum à vida de todos, principalmente quando perdemos pessoas queridas ou quando enfrentamos grandes dificuldades em nosso dia a dia.
Acredite: A tristeza é algo natural e comum!
Claro que a partir do momento em que a tristeza não vai embora e permanece por dias, é necessário procurar ajuda.
Se você ainda não passou por momentos de grande tristeza, saiba que é só uma questão de tempo para que isso aconteça também com você!
"Mas comigo?"
"Impossível acontecer isso!
Eu sou um cristão e na vida de um cristão só existe vitórias!"
Sinto decepcionar você, mas se você pensa dessa forma, saiba que você está redondamente enganado!
Se você foi ensinado dessa forma, fique sabendo que ensinaram uma outra verdade para você, menos a verdade da Bíblia!
Na Bíblia existem vários relatos de pessoas que passaram por tristeza e até mesmo por depressão, que foi o caso do profeta Elias.
Jesus mesmo afirmou em João 16:33: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo".
Cresci ouvindo que depressão era coisa do inimigo e que um cristão de verdade nunca passava por depressão; se tivesse depressão era porque havia alguma coisa errada na vida daquele "crente".
Triste e lamentável raciocínio por parte dos cristãos (me incluo, é claro)!
A falta de informação vinda de fontes seguras e confiáveis e até mesmo a nossa "arrogância religiosa" nos leva a cometermos erros e danos irreparáveis!
Tristeza é coisa de Cristão?
Enquanto o cristão estiver vivendo em um corpo de carne fadado ao caos, sim; depois que se livrar desse corpo, claro que não!
Depressão é coisa de cristão?
Enquanto o cristão estiver vivendo em um corpo de carne fadado ao caos, sim; depois que se livrar desse corpo, claro que não!
Precisamos colocar os nossos pés no chão e pararmos de viver como se fôssemos "anjos"! 
Enquanto estivermos aqui precisaremos encarar a nossa realidade e nos portarmos como seres humanos perecíveis que somos!
Eclesiastes 3:4 diz: "Há tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar".
Que possamos aprender a viver profundamente cada momento de nossas vidas, sejam eles bons ou ruins; para tudo em nossas vidas há um propósito. Fingir que essas etapas ou fases de nossas vidas não existem é o mesmo que brincar de viver ou viver de brincadeira! 
Viver é uma coisa muito linda e ao mesmo tempo muito séria!
Desfrutemos de nossas alegrias e de nossas tristezas, acreditando sempre que Aquele que começou a boa obra em nossas vidas é fiel para completa-la!

(Seminarista Daniel Alves de Souza)

Nenhum comentário: